sábado, 14 de dezembro de 2013

TRENÓ - HISTÓRICO E GENERALIDADES


DEFINIÇÃO. Trenó é um esporte de inverno em que equipes de dois ou quatro pessoas realizam corridas cronometradas em pistas de gelo estreitas, retorcidas, com paredes num trenó que desliza com força da gravidade. Os tempos são combinados, somados, para dar o resultado final da equipe. Os vários tipos de trenó surgiram vários anos antes das primeiras pistas construídas em St. Moritz, Suíça, onde os bobsleds originais foram adaptados com trenós de luge e skeleton planejados para carregar passageiros ricos. A competição surgiu naturalmente e para proteger os trabalhadores e os visitantes ricosnas ruas e travessas de S.Moritz, a prática do trenó foi banida das vias públicas. No inverno de 1903/1904, a família Badrutt, proprietária de hotéis, permitiu que Emil Thoma construísse a primeira pista com formato de halfpipe no Kulm Hotel Park, terminando na vila de Cresta. A pista abrigou duas disputas olímpicas e permanece ativa nos dias atuais.
ORIGEM. O Trenó surgiu quando duas crestas (trenó de skeleton) foram juntadas com uma prancha e um mecanismo de direção foi adaptado em sua frente. O início do Trenó foi simples, começando quando turistas ingleses foram incentivados a permanecer em resorts de inverno em St.Moritz conforme o hoteleiro Caspar Badrutt procurava vender essa ideia para manter seu negócio de venda de quartos, comida e bebidas. Um ou dois anos depois, seus hóspedes ingleses começaram a adaptar trenós para recreação e começaram a colidir com pedestres da região. O nome do esporte "bobsleigh           " surgiu quando os praticantes passaram a utilizar a técnica de se movimentar para frente e para trás para aumentar a velocidade do trenó. Disso surgiram a criação de mecansmos de direção e a construção de uma pista especial, natural de gelo, em formato de halfpipe, para a prática do esporte, por volta de 1870. As primeiras competições informais foram disputadas em estradas cobertas por neve. Em 1884, em Saint Moritz, ocorreu a primeira competição formal.  O primeiro clube foi formado em 1897 e a primeira pista construída somente para o trenó foi aberta em 1902 na parte de fora de Saint Moritz. Através dos anos, as pistas de trenó passaram corridas em reta para corridas em percursos com curvas. Os trenós de madeira deram lugar aos fabricados com fibra de vidro e metal. Em 1923 foi fundada a Federação Internacional de Trenó e de Tobogã (FIBT). A competição para quatro competidores foi realizada já na primeira edição dos Jogos de Inverno, em 1924, em Chamonnix, França. A competição para dois competidores ingressou no programa olímpico em 1932. O Trenó esteve ausente dos Jogos de 1960, mas tem estado presente a cada edição olímpica desde então. As competições femininas passaram a ser disputadas em 1983, nos EUA, com duas corridas de demonstração em Lake Placid, em Nova Iorque. Em 2002, em Salt Lake City, EUA, as mulheres competiram pela primeira vez nos Jogos Olímpicos com a realização da prova para duas competidoras.

REGRAS. Os trenós modernos combinam metais leves, lâminas de aço e uma estrutura aerodinâmica. Devem ter um máximo de 3.80m de comprimento, na disputa de 4 competidores, e de 2.70m para 2 competidores. As lâminas de ambos devem medir 0.67m. Antigamente, até 1952, não havia limite de peso para as equipes e com isso havia uma tendência de conjuntos muito pesados para que se aumentasse a velocidade do trenó. Agora, o peso máximo para o trenó de quatro, incluindo trenó e atletas, é de 630 kg, enquanto para o trenó de dois é de 390 kg para homens e 340 kg para mulheres, que pode ser atingido com a adição de pesos extras. Antigamente, o conjunto era constituído de 5 atletas, mas foi reduzido para 4 nos anos 1930. No trenó de quatro a equipe é composta por um piloto, um homem de freio e dois empurradores. No de dois, há o piloto e o homem do freio. Os atletas são selecionados conforme sua força e velocidade, necessárias para empurrar o trenó para uma velocidade competitiva já na largada. Os pilotos devem ser habilidosos e guiar os trenós através da pista, seguindo a linha que produza a maior velocidade possível.
As corridas se iniciam em uma posição parada, com todos empurrando o trenó até a marca de 50m antes de poderem entrar no mesmo. O piloto não começa a guiar até o momento que o trenó deixa a área de largada. Uma largada fraca pode custar uma vitória final. No decorrer do percurso, a velocidade do trenó depende de seu peso, aerodinâmica, lâminas, condição do gelo e habilidade do piloto. As marcas são cronometradas em milésimos de segundo e qualquer erro mínimo pode afetar o resultado final. Em Jogos Olímpicos e Campeonatos Mundiais todas as competições exigem a realização de 4 corridas, sendo o resultado obtido com a soma dos tempos.   

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