segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

PATINAÇÃO DE VELOCIDADE EM PISTA CURTA: HISTÓRICO E GENERALIDADES


DEFINIÇÃO. A Patinação de Velocidade em Pista Curta é uma forma de Patinação de Velocidade no gelo em que múltiplos patinadores, tipicamente entre quatro e seis, patinam num rinque oval numa pista de gelo com uma circunferência de 111.12m. O rinque mede 60m de comprimento por 30m de largura, mesma medida do rinque utilizado para as disputas de hóquei no gelo. Vence o competidor que chegar na frente.
ORIGEM. A Patinação de Velocidade em Pista Curta originou-se nos eventos de Patinação de Velocidade em que a largada ocorria em conjunto. Esta forma de patinação de velocidade era praticada principalmente nos Estados Unidos e Canadá, sendo oposta ao padrão internacional, no qual os patinadores competiam em duplas. A influência norte-americana foi tão grande que nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1932, disputados em Lake Placid, EUA, as competições de Patinação de Velocidade ocorreram com largada em conjunto, o que favoreceu completamente os competidores norte-americanos. Muitas competições nos EUA também foram realizadas em pista fechada, que geralmente eram menores do que as oficiais destinadas à Patinação de Velocidade.
Em 1967, a União de Patinação Internacional adotou a patinação de velocidade em pista curta, embora não tenha organizado disputas internacionais até 1976. O Campeonato Mundial tem sido disputado desde 1981, embora outros eventos realizados de 1976 a 1980, sob diferentes nomes, tenham recebido posteriormente a condição de campeonatos mundiais. Após várias mudanças e, seu nome, a competição é atualmente conhecida como Campeonato Mundial de Patinação de Velocidade em Pista Curta.
Em 1988, em Calgary, Canadá, a modalidade ingressou no programa olímpico como esporte de demonstração. Mas já em 1992, em Albertville, França, passou a fazer parte do programa olímpico definitivamente. O programa foi sendo ampliado e as 4 provas iniciais de 1992 se transformaram em 8 já em 2002.
REGRAS. Os competidores largam em conjunto e devem cumprir o percurso sem interferir ou prejudicar seus adversários. Entretanto, a dinâmica da modalidade faz com que haja muitas colisões e quedas, sendo necessário um conjunto de regras para prevenir e lidar com tais ocorrências. Há várias sanções que resultarão na desqualificação do patinador de uma corrida, com sua marca sendo considerada inválida. Dentre as infrações estão:

1) Impedir: empurrar, bloquear ou, por outra forma causar o impedimento para outro patinador
2) Fora da pista: Patinar fora da pista demarcada
3) Patinar em equipe: conspirar com membros de uma mesma equipe para determinar o resultado da corrida
4) Assistência: dar assistência física a outro patinador
5) Atirar-se à linha ou chutar para fora: direcionar o pé dianteiro à frente para atingir a linha de chegada mais rapidamente, erguendo o pé dianteiro do gelo e criando uma situação de perigo para os outros patinadores
6) Conduta antiesportiva: agir de uma maneira não apropriada ou condizente com o papel modelo. Incluindo xingar um competidor, chutar seu pé, brigar com outros patinadores ou oficiais, etc.
7) Equipamento: não vestir equipamento de segurança apropriado, perder o equipamento durante a corrida, ou expor a pele fora face ou pescoço.
8) Largada falsa: Largar antes do tiro da pistola do oficial pela largada. Na segunda violação da largada, o ofensor é desclassificado.


Algumas denominações possuem o seguinte significado:

DNF (did not finish): geralmente devido à contusão, o patinador não termina a corrida.
DNS (did not skate): o patinador não foi para a linha de largada.  

Nas competições os atletas vestem apertadíssimos macacões revestidos com kevlar para se proteger contra cortes provocados pelas lâminas dos outros patinadores. Os patinadores também usam capacetes e proteções para o pescoço, canelas e joelhos. Além disso, vestem luvas com revestimento nas pontas dos dedos, pois os patinadores tocam o gelo com as mãos para ganharem equilíbrio durante as curvas fechadas.
Nas disputas de revezamento os competidores vão se alternando durante o trajeto e um competidor de uma mesma equipe pode empurrar seu parceiro para que ele adquira aceleração mais rápida.  
1) As corridas são disputadas no sentido anti-horário, de forma que o lado de dentro da pista é o lado da mão esquerda do patinador. 2) Ultrapssar é permitido toda vez, mas a responsabilidade por qualquer obstrução ou colisão, quando os patinadores estão lado a lado, é daquele que está realizando a ultrapassagem, desde que aquele que está sendo ultrapassado não haja de forma inapropriada. 3) O patinador ultrapassado com uma volta, deve ceder o espaço interno da raia àqueles que estão á sua frente. 4) Se o patinador toma duas voltas de desvantagem, deve deixar a corrida, a menos que haja outros na mesma posição. 5) Quando o patinador não termina a corrida por razões alheias ao seu controle, o árbitro pode declarar que o patinador atingiu o fim mas nenhum tempo será registrado. 6) Um patinador ou uma equipe completam a linha final quando a ponta da lâmina do seu patins que está à frente cruza a linha de chegada.
Os revezamentos devem ser compostos por 5 competidores, mas 4 deles devem competir na corrida e devem estar igualmente vestidos sob pena de desclassificação. Um competidor estará na corrida e será responsável pela equipe enquanto não for revezado por outro membro da equipe. A troca será realizada por toque e o próximo a patinar só estará na corrida quando for tocado por aquele que está cedendo lugar. Um competidor pode ser tocado para fazer o revezamento a qualquer tempo exceto nas duas últimas voltas, que deverão ser patinadas por um mesmo competidor. Haverá um aviso de que faltam 3 voltas para o término. Em caso de queda nas duas últimas voltas, o patinador pode ser lançado.

Na largada das provas, se há uma largada falsa, os patinadores são chamados para retornar à posição e o faltoso é identificado. Se mais de um é responsável pela largada falsa, os faltosos devem responder pela largada falsa. Se um mesmo patinador queima a segunda largada, recebe uma penalidade e não disputa a corrida. Após duas largadas em falso, por qualquer patinador, a próxima resultará em penalidade para o faltoso e ele será eliminado. 

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