segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

SNOWBOARDING - M - BOARDER CROSS


A prova masculina de Boardercross ingressou no programa olímpico em 2006, em Torino, Itália. Foi realizada também em 2010, em Vancourver, Canadá. Portanto, é bastante recente dentro do mundo olímpico, tendo distribuído apenas 6 medalhas, divididas entre 4 países. Os Estados Unidos apresentam o melhor desempenho entre os países, com um total de 2 medalhas, ambas de ouro. Foram campeões tanto em 2006 quanto em 2010. A França também possui 2 medalhas, ambas de bronze, tendo ficado em terceiro lugar em 2006 e 2010. Eslováquia e Canadá se encontram empatados com 1 medalha de prata cada um. A Eslováquia obteve sua medalha em 2006, enquanto o Canadá fez o mesmo em 2010.

PAÍSES MEDALHISTAS

ANO
OURO
PRATA
BRONZE
2006
EUA
ESQ
FRA
2010
EUA
CAN
FRA

QUADRO DE MEDALHAS

PAÍS
TOTAL
OURO
PRATA
BRONZE
NP
EUA
2
2
-
-
2
França
2
-
-
2
2
Canadá
1
-
1
-
1
Eslováquia
1
-
1
-
1
TOTAL
6
2
2
2
2

ATLETAS MEDALHISTAS

Ano
Ouro
Prata
Bronze
2010 – Vancouver, CAN


A prova foi realizada somente duas vezes nos Jogos Olímpicos de Inverno. Porém, neste pouco tempo de existência já surgiu um grande campeão, o norte-americano Seth Wescott, que se sagrou campeão olímpico em 2006 e 2010. Por enquanto, ele continua sendo o único campeão da prova e o único competidor a ter chegado mais de uma vez ao pódio olímpico.   
REGRAS. É uma forma de competição de Snowboarding em que um grupo de 4 competidores deslizam simultaneamente a partir de um percurso inclinado. Os competidores passam por uma série de obstáculos enquanto tentam atingir a linha de chegada. A prova se tornou olímpica em 2006, em Torino, Itália, e integrou os X Games de Inverno de 1997 a 2012.
Os percursos de Snowboard Cross são normalmente bastante estreitos e inclui obstáculos feitos de neve, incluindo viradas com grande curvatura, saltos por cima de fendas, acostamentos, descidas, e seções íngremes e planas projetadas para desafiar a habilidade dos competidores em se manter no controle. Não é incomum a ocorrência de colisões entre eles. Alguns observadores comparam o esporte à patinação de velocidade em pista curta por causa da quantidade de contatos envolvidos. O esporte foi bastante influenciado pelo motocross, a começar pelo seu nome e pelos capacetes que cobrem todo o rosto dos competidores. O percurso pode medir de 1500m a 2500m.
A primeira disputa de Boardercross foi realizada em 1991, em Blackcomb Mt. No resort de Whistler-Blackcomb da Columbia Britânica. Steve Rechtschaffner e Greg Stump filmaram o evento para um programa de TV chamado “O Mundo dos extremos de Greg Stump” apresentado na FOX. Rechtschaffner idealizou o evento, o formato, as regras, o design e a construção do percurso. John Graham, empresário de Stump, criou o termo “Boarder Cross”, adotado por todos. A prova se profissionalizou e se popularizou com o passar dos anos, o que gerou também a criação de jogos para computadores e games. Finalmente foi incluída no programa olímpico dos Jogos de 2006, em Torino, Itália, permanecendo no mesmo desde então.

Nenhum comentário:

Postar um comentário