segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

SNOWBOARDING - F - BOARDER CROSS


A prova feminina de boarder cross no Snowboarding ingressou no programa olímpico juntamente com a masculina, em 2006, em Torino, Itália, tendo sido disputada posteriormente também em 2010, em Vancouver, Canadá. Um total de 6 medalhas olímpicas foram distribuídas até o momento, sendo divididas entre 4 países. A Suíça e o Canadá lideram o quadro, com 2 medalhas, 1 de ouro e 1 de bronze, cada um. A Suíça obteve sua medalha de ouro em 2006 e a de bronze em 2010. Já o Canadá fez o inverso, ouro em 2010 e bronze em 2006. Estados Unidos, com a medalha de prata de 2006, e a França, com a de 2010, completam a lista de países medalhistas olímpicos na prova.

PAÍSES MEDALHISTAS

ANO
OURO
PRATA
BRONZE
2006
SUI
EUA
CAN
2010
CAN
FRA
SUI

QUADRO DE MEDALHAS

PAÍS
TOTAL
OURO
PRATA
BRONZE
NP
Canadá
2
1
-
1
2
Suíça
2
1
-
1
2
EUA
1
-
1
-
1
França
1
-
1
-
1
TOTAL
6
2
2
2
2

ATLETAS MEDALHISTAS

Ano
Ouro
Prata
Bronze

A prova foi disputada apenas em duas ocasiões nos Jogos Olímpicos, o que acaba dificultando a ocorrência de atletas com mais de uma medalha. Ao contrário da prova masculina, em que o norte-americano Seth Wescott se sagrou campeão em 2006 e 2010, a prova feminina não conseguiu registrar uma competidora com mais de uma medalha. Portanto, a suíça Tanja Frieden, campeã em 2006, e a canadense Maëlle Ricker, campeã em 2010, são as competidoras com melhor desempenho na prova, cada uma com 1 medalha de ouro olímpica. Resta saber se em Sochi-2014 alguma das medalhistas da prova conseguirá chegar ao pódio pela segunda vez.  

REGRAS. É uma forma de competição de Snowboarding em que um grupo de 4 competidores deslizam simultaneamente a partir de um percurso inclinado. Os competidores passam por uma série de obstáculos enquanto tentam atingir a linha de chegada. A prova se tornou olímpica em 2006, em Torino, Itália, e integrou os X Games de Inverno de 1997 a 2012.
Os percursos de Snowboard Cross são normalmente bastante estreitos e inclui obstáculos feitos de neve, incluindo viradas com grande curvatura, saltos por cima de fendas, acostamentos, descidas, e seções íngremes e planas projetadas para desafiar a habilidade dos competidores em se manter no controle. Não é incomum a ocorrência de colisões entre eles. Alguns observadores comparam o esporte à patinação de velocidade em pista curta por causa da quantidade de contatos envolvidos. O esporte foi bastante influenciado pelo motocross, a começar pelo seu nome e pelos capacetes que cobrem todo o rosto dos competidores. O percurso pode medir de 1500m a 2500m.

A primeira disputa de Boardercross foi realizada em 1991, em Blackcomb Mt. No resort de Whistler-Blackcomb da Columbia Britânica. Steve Rechtschaffner e Greg Stump filmaram o evento para um programa de TV chamado “O Mundo dos extremos de Greg Stump” apresentado na FOX. Rechtschaffner idealizou o evento, o formato, as regras, o design e a construção do percurso. John Graham, empresário de Stump, criou o termo “Boarder Cross”, adotado por todos. A prova se profissionalizou e se popularizou com o passar dos anos, o que gerou também a criação de jogos para computadores e games. Finalmente foi incluída no programa olímpico dos Jogos de 2006, em Torino, Itália, permanecendo no mesmo desde então.

Nenhum comentário:

Postar um comentário