domingo, 29 de dezembro de 2013

PATINAÇÃO ARTÍSTICA - HISTÓRICO E GENERALIDADES


DEFINIÇÃO. A Patinação Artística é um esporte em que indivíduos, duplas ou grupos realizam performances artísticas, envolvendo dança, saltos, giros e levantamentos, em patins apropriados no gelo. As quatro disciplinas olímpicas são a siputa individual feminina, a masculina, a dupla mista e a dupla mista na dança. Nas grandes competições internacionais os patinadores geralmente atuam em dois programas, um curto e outro longo, que dependendo da disciplina podem incluir giros, saltos, movimentos pelo rinque, levantamentos, saltos com lançamentos, espirais da morte, e outros elementos ou movimentos. O esporte também é associado com apresentações em shows e espetáculos e as grandes competições geralmente são concluídas com exibições de gala, em que os patinadores de cada disciplina realizam apresentações diferentes dos programas competitivos. Muitos patinaores, durante sua carreira competitiva e mesmo após ela também patinam em shows realizados no gelo durante a temporada competitiva e fora dela.
ORIGEM. A Patinação Artística, em seu formato atual, originou-se na metade do Século 19. O inglês Robert Jones publicou o primeiro documento relacionado com a patinação artpistica, chamado “A Treatise on Skating” em 1772. As competições eram realizadas no estilo inglês de patinar que era rígida e formal. O patinador norte-americano Jackson Haines, considerado o pai da patinação artística moderna, introduziu um novo estilo de patinar no meio dos anos 1860. Este estilo, que incorporou técnicas livres e expressivas, tornou-se conhecido como o “estilo internacional”. Embora popular na Europa, o estilo de Haines não foi largamente adotado nos EUA até bem depois de sua morte. No fim do Século 19, foi fundada a União Internacional de Patinação (1892) , realizado o primeiro campeonato europeu (1891) e o primeiro campeonato mundial (1896). Em 1902, a britânica Madge Syers ingressou numa competição mundial pela primeira vez e se tornou a primeira mulher a realizar tal façanha. Rapidamente a União Internacional impediu as mulheres de competirem contra os homens e criaram uma competição apenas para elas a partir de 1906. Já a competição de duplas mistas passou a ser disputada em 1908, mesmo ano em que a modalidade Patinação Artística foi disputada pela primeira vez em Jogos Olímpicos, em Londres, Reino Unido. Nos anos 1920 e 1930, a norueguesa Sonja Henie apresentou um grande domínio e soube tira proveito financeiro de seu sucesso seguindo uma carreita profissional como estrela de cinema e patinadora de apresentações. Além disso, Henie influenciou a forma de se vestir das demais patinadoras por vestir saias curtas e botas brancas. Antes dela, as patinadoras competiam de vestido longo. Após a Segunda Guerra Mundial, com os rinques europeus em ruínas, os patinadores dos EUA e do Canadá passaram a dominar o cenário internacional. Posteriormente, nos anos 60, os competidores da União Soviética passaram a se destacar, principalmente na disputa de duplas. Atualmente, além de europeus e norte-americanos, patinadores asiáticos começaram a se destacar e a conquistar medalhas olímpicas de ouro, principalmente em competições de duplas e na feminina.
A televisão contribuiu com a popularidade da Patinação Artística, mostrando patinadores em beijos e choros após as competições. Isso também influenciou a União Internacional a remover as restritivas regras amadoras que governavam o esporte. Em 1990, a União Internacional decidiu permitir que todos os patinadores na condição de profissionais pudessem retornar às suas competições. Mais ainda, a partir de 1995, introduziu prêmios em dinheiro em suas competições para atrair aqueles que desejavam apenas ficar no circuito profissional.
Nos Jogos Olímpicos de 2014 será disputado um evento por equipes e cada uma será formada por um patinador individual, uma patinadora individual, uma dupla e uma dupla de dança. Dez equipes poderão competir, com 5 sendo eliminadas após o programa curto.
REGRAS. O rinque de patinação artística, principalmente para as disputas olímpicas, mede 30m de largura por 60m de comprimento. Não pode ser maior, mas não podem ser menor do que 56 m por 26m. Para se restaurar a superfície do rinque é utilizado um veículo chamado Zamoni, desenvolvido por Frank Zamboni em 1949. As competições olímpicas são: 1) individuais: competições para homens e mulheres, onde os patinadores individuais executam saltos, giros, sequencias de passos, e outros elementos em seus programas. 2) duplas: as equipes consistem de um homem e uma mulher. Os pares realizam elementos específicos para a disciplina, tais como saltos lançados, em que um homem lança a mulher para um salto; levantamentos, em que a mulher é mantida acima da cabeça do homem em uma de vários agarrões e posições; giros em pares, em que ambos os patinadores giram juntos sobre um eixo comum; espirais da morte; e outros elementos como saltos lado a lado e giros em união. 3) dança no gelo:  consiste de uma dupla formada por um homem e uma mulher patinando conjuntamente. A dança no gelo difere dos pares por se focar num intricado trabalho de pés realizados em uma dança próxima, seguindo o ritmo da música. Os levantamentos na dança no gelo não devem ir acima dos ombros. 4) Equipe: competição em que cada equipe terá um individuo masculino, um feminino, uma dupla mista e uma dupla mista de dança e estreiará nos Jogos de 2014.    
Sistema de Julgamento das apresentações: A União Internacional de Patinação adotou um sistema de julgamento que substituiu o antigo sistema em resposta às controvérsias geradas nos Jogos Olímpicos de 2002. O novo sistema é mencionado como Código de Pontos, mas a ISU não utiliza tal expressão em seus documentos oficiais. De acordo com este sistema, os pontos são concedidos individualmente para cada elemento de patinação, e a soma destes pontos resulta no placar total de elementos. Os programas competitivos devem ter um conjunto de número de elementos. Cada elemento é julgado primeiro por um especialista técnico que identifica o elemento específio e determina seu valor base. Estes especialistas utilizam vídeos para verificar coisas que distinguem diferentes elementos, como por exemplo a exata posição do pé no início e na aterrissagem de um salto. A decisão do especialista técnico determina o valor base do elemento. Um painel de 12 árbitros concede uma marca para a qualidade e execução do elemento. Esta marca é chamada nível de execução e obedece a uma tabela da União Internacional. O valor é então processado por uma forma aleatória computadorizada que escolhe 9 jurados, descartando o valor mais alto e o mais baixo, e finalmente tirando a média dos últimos 7 jurados. Este valor médio é então adicionado ou subtraído do valor base para obter o valor total do elemento.
A pontuação dos componentes do programa concede pontos para aspectos holísticos de um programa ou outras nuances que não são premiadas no placar total do elemento. Os componentes são: 1) Habilidade em Patinar premia o uso das bordas e viradas, fluição sobre a superfície do gelo, velocidade e aceleração, cobertura do gelo, curvas limpas e controladas, patinação em direções múltiplas, e a maestria na patinação com um só pé; 2) Transições; 3) Desempenho e excecução; 4) Coreografia; 5) Interpretação.
A única exceção é a dança compulsória, que não possui coreografia ou marcas de transição porque os passos são pré-estabelecidos. Uma descrição detalhada de cada componente é fornecida conforme a regra 322.2. Os árbitros concedem para cada componente uma marca bruta de 0 a 10 em incrementos de 0.25, com a marca 5 sendo definida como média. Para cada elemento separado, as marcas brutas são então selecionadas, ajustadas e divididas de forma a determinar um nível de execução. As pontuações médias aparadas são então traduzidas para uma marca consignada multiplicando por um fator que dependerá da disciplina, segmento da competição e o nível. Então, cinco ou quatro marcas onsignadas são adicionadas para resultar no placar final dos componentes do programa. O placar total dos elementos e o placar dos componentes do programa são adicionados para determinar o placar total para um segmento da competição. A colocação final de um patinador é determinada pelo total de suas pontuações em todos os segmentos de uma competição. Ranqueamentos ordinais não são utilizados para determinar os resultados finais.
FORMATO DE COMPETIÇÃO. Nas competições individuais e de pares sem dança, os competidores cumprem dois programas, um programa curto, em que o patinaor deve completar uma lista de elementos exigidos consistindo de saltos, giros e passos; e a patinação livre, também conhecida como programa longo, em que os patinadores possuem uma liberdade maior para escolher os elementos. Os árbitros no momento do julgamento consideram as apresentações como um todo, ou seja, o melhor saltador não ficará em primeiro lugar se há outro patinador melhor do que ele na velocidade, giros, apresentação etc, que poderá somar mais pontos de diferença do que na execução de saltos. Já as competições de dança consistem de 3 fases: uma ou mais danças compulsórias, uma dança original com ritmo de dança de salão que é designado anualmente, e uma dança livre, com múscia da escolha dos patinadores. Atualmente, a dança original e a compulsória foram colocadas na dança curta. Então temos duas fases: a dança curta e a dança livre.
EQUIPAMENTOS. As lâminas dos patins possuem ranhaduras na parte inferior que criam duas arestas distintas. Na patinação artística o patinador deve patinar sobre uma extremidade da lâmina e não em ambas ao mesmo tempo, que é referido como uma borda plana. Dessa forma, o eficiente uso das bordas das lâminas gera maior velocidade e aparenta um menor esforço e maior deslize no gelo por parte dos patinadores. Os patins usados na prova individual e na de duplas possuem um conjunto de dentes grandes e irregulares chamados picaretas dos dedos na frente da lâmina. Já as lâminas da dança são uma polegada mais curtas na traseira e possuem picaretas dos dedos menores.  
Quanto aos trajes, os patinadores são livres para escolhê-los, mas devem respeitar algumas restrições. As mulheres podem usar vestido, tipicamente combinando com peças em anexo e também podem usar calças, seguindo liberação de 2004. Elas podem vestir calças legs cor de carne ou collants opacos sob vestidos e saias, que podem se estender para cobrir seus patins. Os homens devem vestir calças. Nas duplas, as roupas não precisam ser iguais entre os patinadores. As roupas de competição variam amplamente, de simples designs a até trajes pesados e também aparados. Os patinadores arriscam peder pontos se um pedaço de seu traje cai no rinque, podendo um oficial parar o programa se entender que o mesmo poderá trazer risco de segurança aos mesmos. Os patinadores e familiares podem projetar suas próprias roupas, ás vezes com ajuda do treinador e do coreógrafo. As roupas podem ser caríssimas. A ISU determina que os trajes de competição devam ser modestos, dignos e apropriados para a competição atlética, não berrantes ou teatrais. No entanto, podem refletir o caráter da música esclhida. Embora o uso de tecido que imite a cor da pele possa ser menos revelador do que parece ser, há várias tentativas de se banir a roupa que dê uma impressão de excessiva nudez ou que seja de outra forma inapropriada para a competição atlética. Em geral, o uso de adereços ou acessórios não são permitidos em competição.

MÚSICA. Para os programas competitivos, os patinadores são geralmente restritos a música instrumental. A música vocal é permitida somente se ela não contém líricos ou palavras. A restrição não se aplica aos programas de exibição. A partir de 1997-1998, a ISU decidiu permitir líricos e palavras na dança no gelo. O banimento prosseguiu na prova individual e de duplas. Em Junho de 2012 a ISU decidiu permitir aos patinadores de todas disciplinas escolher músicas com palavras em seus programas competitivos a partir da temporada 2014-2015. Os patinadores de dança são obrigados a patinar com uma música com batida ou ritmo definido. Os patinadores individuais ou de duplas mais frequentemente patinam com a melodia e o fraseado de sua música. Para o programa longo os patinadores procuram utilizar músicas com diferentes disposições e tempos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário