quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

HÓQUEI SOBRE O GELO - HISTÓRICO E GENERALIDADES


DEFINIÇÃO. O Hóquei sobre o gelo é um esporte coletivo jogado no gelo em que os patinadores utilizam bastões (stick) para atingir um disco duro, chamado puck, feito de borracha vulcanizada, para dentro da meta de seus oponentes para marcar pontos. Cada equipe é composta por 6 jogadores.
ORIGEM. Há vários exemplos de jogos cujo objetivo era atingir uma bola com o um bastão numa superfície congelada anteriormente ao surgimento do Hóquei. O IJscolf, um jogo parecendo colf numa superfície congelada era popular nos Países Baixos entre a Idade Média e o Período de Ouro holandês. Era jogado com um bastão curvado de madeira e uma bola de madeira ou couro e duas varas, com o objetivo da atingir um ponto escolhido utilizando o menor número de tacadas. Um jogo similar tinha sido jogado pelos Vikings por milhares de anos, como documentado em "Icelandic sagas". 
Porém, o hóquei no gelo moderno é acreditado ter se originado de jogos de se bater em bolas em espaço aberto adaptados para as condições congelantes do Canadá durante o ´seculo 19. Os jogos de soldados britâncos e imigrantes com o Canadá, influenciado pelos jogos de bater em bola das First Nations, podem ter influenciado o jogo jogado em patins de gelo com tacos feitos pelo  povo Mi'kmaq da Nova Scotia. Outra teoria é que o jogo foi introduzido por imigrantes islandeses adaptando o jogo de knattleikr. Estes imigrantes foram para o Canadá e os EUA após a erupção de um vulcão na Islândia em 1875. Estes jogos forneceram recreação para os soldados britânicos. Os oradores de história canadenses descrevem um tradicional jogo de atingir a bola com bastões jogado pelos Mi'kmaq no leste do Canadá, e Silas Tertius Rand em seu livro Legendas dos Micmacs descreve um jogo de bola conhecido como tooadijik, e outro com hurleys, conhecido como wolchamaadijik. 
Jogos de se atingir a bola com bastão são datados do período pré-cristão. Na Europa, havia o esporte irlandês chamado hurling, um esporte escocês chamado shinty e versões do hóquei de campo, incluindo o bandie ball, jogado na Inglaterra. Os imigrantes europeus que foram ao  Canadá carregaram esses jogos e os adaptaram às condições do gelo. O nome hóquei não possui uma origem clara, embora sua primeira menção conhecida na Inglaterra data do ano 1363. Pinturas do início do século 19 descrevem o shinney, uma forma anterior de hóquei sem regras padronizadas que foi jogado na nova Scotia. Muitos destes pioneiros jogos absorveram a agressão física do que os Mi'kmaq na Nova Scotia chamavam de dehuntshigwa'es (lacrosse). O Shinney foi bastante jogado no Canadá e o número de jogadores era grande. Atualmente, shinney é um esporte popular no Canadá e o termo serve para descrever um tipo informal de Hóquei, independentemente de gelo ou hóquei na rua. Entre 1825 e 1859 houve vários relatos de expedições e militares britânicos descrevendo a prática do hóquei na região. Há relatos de Thomas Chandler Haliburton afirmando que garotos jogavam "hurly" no gelo no período de 1810. Seguindo os relatos de Haliburton, há aqueles que acreditam que o hóquei teria surgido em WIndsor, na Nova Scotia, criado por estudantes do King's College e recebeu o nome posteriormente. Outros afirmam que a origem do Hóquei veio de jogos disputados na área de Dartmouth e Halifax, também na Nova Scotia.   
O termo Hóquei é encontrado numa carta escrita por William Pierre Le Cocq, de 1799, descrevendo como se desenrolava o jogo. Mas o termo hóquei foi utilizado séculos antes, em 1363, quando o Rei Edward III da Inglaterra publicou uma lei banindo um número de jogos, dentre eles o hóquei. Já a expressão puck surgiu dos irlandeses ou escoceses, que significa mais ou menos desferir um golpe na bola com o taco. 
O Hóquei moderno teve como centro de desenvolvimento a cidade canadense de Montreal. Em 03 de Março de 1875 foi jogado a primeira partida de hóquei coberto realmente organizado no Rinque de Patinação de Victoria, em Montreal, entre duas equipe de 9 jogadores cada, incluindo James Creighton e vários estudantes da McGill University. Ao invés de uma bola, o jogo apresentou um puck (disco) para que o mesmo fosse mantido no rinque e não oferecesse risco aos espectadores. As traves mediam 1,8m de comprimento e o jogo durou 60 minutos.  Em 1877 vários estudantes da McGill codificaram sete regras para o hóquei no gelo baseadas no hóquei de campo. O Clube de Hóquei da Universidade de McGill foi fundado em 1877 e foi o primeiro clube de hóquei sobre o gelo a ser formado. Foi seguido pelo Montreal Victorias, organizado em 1881. Em 1883 foi disputado o primeiro campeonato e o time da McGill foi vencedor. Em 1885 foi criada a Liga de Hóquei da Cidade de Montreal e em 1886 foi organizada a Associação de Hóquiei Amador do Canadá e jogada uma temporada com desafios ao atual campeão. Na Europa a primeira partida de Hóquei teria sido disputada em 1885, entre o Clube de Hóquei sobre o gelo da Universidade de Oxford contra a tradicional rival Cambridge, em St.Moritz, Suíça. Porém, não há documentação específica. As primeiras documentações datam de 1895. Além do hóquei, surgiu na Europa outro jogo de bater em bola com bastões, o Bandy, que ainda é popular em países como Suécia, Finlândia e Rússia. Em 1888, o Governador Geral do Canadá, Lord Stanley de Preston se impressionou com o jogo e em 1892 ele comprou uma bowl decorativa para uso como troféu e criou a Dominion Hockey Challenge Cup para reconhecimento da melhor equipe de Hóquei do Canadá. Ela ficou conhecida posteriormente como Stanley’s Cup e ainda hoje é concedida anualmente na Liga Nacional de Hóquei do Canadá. A filha de Stanley, Isobel foi uma das primeiras mulheres a jogar hóquei no gelo. De 1893 a 1906 ocorreram algumas mudanças, como a colocação de proteção nas pernas do goleiro, redes nas nos gols, e substituição de posições, com a criação da defesa direita e defesa esquerda substituindo outras posições. Polo no Gelo era um esporte similar e popular nos EUA nesta época, mas em 1893 foram jogadas as primeiras partidas de Hóquei nos EUA entre as Universidades de Yale e de Johns Hopkins. O Polo no gelo acabou perdendo espaço para o Hóquei nos EUA, que formaram sua primeira liga em 1896.
Os cinco filhos de Lord Stanley foram fundamentais para levar o Hóquei sobre o gelo para a Europa, derrotando uma equipe da Corte, que incluía o futuro Edward VII e George V, no Palácio de Buckingham em 1895. Em 1903, uma liga com 5 equipes foi fundada. A Liga Internacional de Hóquei sobre o gelo foi fundada em 1908 para administrar as competições internacionais, e o primeiro campeonato europeu foi vencido pela Grã-Bretanha em 1910. Durante a metade do Século XX, a Liga se tornou a Federação Internacional de Hóquei no Gelo. Conforme a popularidade do Hóquei sobre o gelo cresceu, aumentou também o número de espectadores e os rinques antigos foram substituídos por rinques maiores. Muitos dos rinques anteriores tiveram que ser demolidos.   
PROFISSIONALISMO. O Hóquei sobre o gelo profissional existe desde o início do Século XX. Em 1902 a Liga de Hóquei da Pennsylvania Ocidental foi a primeira a empregar profissionais. A ela se somaram times de Michigan e Ontario para estabelecer a primeira Liga completamente profissional. A Liga Internacional de Hóquei Profissional em 1904. Essa Liga começou a contratar jogadores da Liga do Canadá, que em resposta passaram a pagar jogadores. A Liga acabou se desfazendo em 1907, mas no Canadá várias ligas profissionais estavam em atividade. Em 1910 foi formada no Canadá a Associação Nacional de Hóquei, que passou a refinar ainda mais as regras, mudando posições, dividindo o jogo em três períodos de 20 minutos e prevendo infrações menores e maiores. Depois a Associação se reorganizou e se transformou na Liga Nacional de Hóquei, em 1917, que se expandiu para os EUA em 1924, com a introdução do Boston Bruins. As ligas profissionais de Hóquei foram se desenvolvendo mais tarde na Europa, pois o Bandy ainda era popular. Ainda assim, as Ligas amadoras continuaram a organizar os torneios nacionais, sendo que a primeira fundada foi a suíça, em 1916. Atualmente, a maioria dos países da Europa possui ligas profissionais, com destaque para Finlândia, Suécia, Rússia e República Tcheca.
MULHERES. As mulheres começaram a jogar hóquei sobre o gelo por volta dos anos 1890 em nível universitário no Canadá. A Associação de Hóquei Feminino credita que a cidade de Ottawa, em Ontario, abrigou o primeiro jogo, em 1891. Em 1920, Lady Meredith, esposa do Sir Vincent Meredith de Montreal, doou a Lady Meredith Cup para a Associação de Hóquei das Senhoras do Quebec, que se tornou o primeiro troféu do hóquei feminino no gelo a ser disputado no Canadá. Em 1921 um campeonato internacional feminino foi jogado em conjunção com a Associação de Hóquei da Costa do Pacífico. Um dos primeiros times profissionais foi o das Amazonas de Vancouver dos anos 1920. Porém, foi somente em 1982 que ocorreu o primeiro campeonato nacional no Canadá. Em 1987, Toronto, Ontario, abrigou o primeiro campeonato mundial feminino, que não foi reconhecido pela Federação Internacional de Hóquei no Gelo, que organizou, porém, o primeiro campeonato mundial em 1990. O Hóquei feminino foi introduzido nos Jogos Olímpicos pela primeira vez em 1998, em Nagano, Japão.   
REGRAS BÁSICAS. O Hóquei sobre o gelo é praticado num rinque apropriado, medindo entre 56 a 61 metros de comprimento por 26 a 31 metros de largura.  O rinque possui três linhas divisórias, uma vermelha, que divide o rinque em duas zonas, uma para cada time, e duas azuis, utilizadas para determinação de impedimentos, pois divide o rinque em três zonas, uma de defesa, uma neutra e outra de ataque um jogador não pode passar o puck para outro cruzando duas linhas e nem um jogador pode entrar na zona de ataque antes do puck para recebê-lo. Além disso, o rinque possui 5 círculos, onde ocorrem os confrontos, disputas de puck, como o face-off, e outras 9 marcas. Durante a partida, cada equipe é composta por 6 jogadores no rinque, incluindo o goleiro, todos eles vestindo patins. O objetivo do jogo é marcar gols impulsionando com bastões o disco duro de borracha vulcanizada, chamado puck, para dentro da meta do gol da equipe adversária, que é colocado no outro lado do rinque. Os jogadores controlam o puck com seus bastões com uma lâmina que é comumente curvada na sua porção final. Os jogadores também podem redirecionar o puck com qualquer parte de seus corpos, embora haja certas restrições, como segurar o puck em suas mãos, usar as mãos para passar o puck para um parceiro de equipe, a menos que estejam na zona defensiva, chutar o puck para o gol do oponente, embora toques não intencionais sejam permitidos, e nem bater intencionalmente com as mãos no puck para anotar um gol. O jogo de Hóquei é tido como “offside”, significando que são permitidos passes para frente, ao contrário do rugby e do período anterior à década de 1930, que permitia somente passes para trás. Porém, o esporte se tornou muito individualista, mas a chegada da regra do impedimento diminuiu a importância do jogo individual e transformou o hóquei sobre o gelo num esporte verdadeiramente de equipe. As equipes são compostas, dentro do jogo, por 6 jogadores, um goleiro, dois de defesa e três de ataque, um no centro e os outros em cada uma das pontas, esquerda e direita. Os jogadores de defesa costumam ficar juntos, divididos como uma dupla de defesa, esquerda e direita. A posição é determinada pelo lado em que o jogador maneja seu stick. Quando ocorre uma substituição de uma unidade inteira, ela é denominada mudança de linha. As equipes geralmente empregam conjuntos alternativos de linhas de defesa e de ataque quando estão desfalcadas ou em power paly, que significa jogo de poder, quando uma equipe fica com jogador a mais por determinado tempo por causa de alguma infração cometida pela outra equipe. As placas que ficam em volta do rinque ajudam a manter o puck em jogo e podem ser utilizadas durante o mesmo para realização de jogadas. Os jogadores podem interceptar a progressão de um jogador, trombar no outro da equipe adversária, empurrando nas placas, para impedir sua progressão. O jogo não é parado quando tromba no árbitro, apenas se o gol, ou a trave, para ser mais preciso, é virado ou colocado fora de posição. O jogo pode prosseguir por minutos sem interrupção. Quando o jogo é interrompido, reinicia-se através de um faceoff, que significa que o árbitro, num local próprio da quadra, irá soltar o disco no meio de dois jogadores, um de cada equipe, que disputarão sua posse. No jogo de hóquei há três situações que limitam o movimento do pucK: impedimento, gelar e o disco sair do jogo. O jogador está em impedimento, fora do jogo, se ele entrar na zona do oponente antes do disco. O gelar o disco significa que o jogador não pode disparar o disco diretamente para o gol do adversário detrás da linha do centro. E o disco é considerado fora de jogo se sair do perímetro da pista de gelo, indo para as bancadas dos jogadores, sobre o vidro ou sobre a proteção acima do vidro. O jogo é parado.
INFRAÇÕES. Na maioria das infrações o jogador infrator é mandado para o camarote de penalidade e sua equipe tem que jogar sem ele por um curto espaço de tempo. As menores penalidades são punidas com suspensão de 2 minutos enquanto as maiores podem chegar a 5 minutos, sendo que uma infração menor, mas dupla, resulta numa punição consecutiva de dois minutos de duração. Uma penalidade menor pode ser estendida para mais dois minutos se causar machucado visível à vítima. Isto ocorre quando causa sangramento por jogar com os tacos altos. A equipe que recebe a punição tem que jogar “shorthanded”, com jogador a menos, enquanto a adversária continua com sua formação e passa a estar em power play, jogo poderoso.
Uma infração de dois minutos geralmente é causada por infrações menores, como cotoveladas, ombradas, jogo duro, bastão alto, atraso no jogo, muitos jogadores no rinque, uniforme e acessórios ilegais, pular sobre o adversário utilizando impulso de duas ou mais passadas, segurar, segurar com o bastão, interferir, enganchar, dar joelhada, ter conduta antiesportiva. Estas penalidades terminam quando o tempo passa ou quando a outra equipe marca um gol. As grandes penalidades são sempre cumpridas em sua integridade, não terminam quando a outra equipe marca gol.
No hóquei sobre o gelo um pênalti é concedido a um jogador quando as ações ilegais de outro jogador interromper uma clara chance de gol. O pênalti é cobrado com o jogador pegando a bola na linha central e partindo em direção ao gol, enfrentando somente o goleiro. Um pênalti também é concedido quando um defensor que não seja o goleiro cobre o disco na área de gol, o goleiro intencionalmente desloca as balizas durante um lance para evitar o gol, um defensor desloca as balizas intencionalmente para evitar um gol quando há menos de dois minutos para terminar o tempo regulamentar de jogo, ou a qualquer momento durante a prorrogação. Ou ainda quando um jogador ou treinador joga um objeto no disco ou no seu condutor no momento de um tiro ao gol ou encaminhamento ao gol. A trave do hóquei sobre o gelo mede 1,83m de comprimento, 1,22m de altura, 1,22 m de profundidade na parte de baixo e 0,6 m na parte de cima.     
UNIFORME E ACESSÓRIOS. O hóquei no gelo é um esporte de contato e encontrões são permitidos, ocasionando lesões. Os acessórios de proteção são obrigatórios em todas as situações competitivas. Inclui capacete, ombreiras, cotoveleiras, protetor de boca, luvas, calções fortemente acolchoados, caneleiras, copo atlético (conhecido como jock para homens e jill para mulheres), caneleiras, patins e, opcionalmente, protetor para o pescoço. Os goleiros possuem vestimenta um pouco diferente, incluindo guarda de pescoço, protetor de peito e braço, bloqueador, luva de captura e caneleiras. Os patins também são peças importantíssimas e possuem características específicas que favorecem largadas rápidas, paradas, mudanças de direção. Além disso, devem ser duros e rígidos para proteger os pés do patinador do contato com os bastões e os patins dos outros jogadores. Os patins dos jogadores de hóquei são bem diferentes daqueles utilizados pelos patinadores de velocidade e pelos patinadores artísticos. Os bastões ou tacos do hóquei também são importantíssimos e são compostos por uma lâmina plana longa, relativamente larga e levemente curvada, ligada a um eixo. A curvatura em si influencia o desempenho. Uma curvatura profunda permite erguer o puck com mais facilidade enquanto uma curva rasa facilita na execução de backhands. A flexibilidade do taco também é importante, já que um menos flexível é mais apropriado a jogadores mais fortes que buscam equilíbrio enquanto continua a ter um bom tiro do puck em direção ao gol. Os bastões de hóquei são diferentes daqueles utilizados em outros esportes, pois devem ser apropriados na condução e no arremesso do puck em direção ao gol. 
DURAÇÃO DA PARTIDA. A partida de hóquei dura 60 minutos, divididos em três tempos de 20 minutos cada um. Quando uma partida termina empatada em rodada preliminar, segunda rodada, rodada final ou jogo de rodada de relegação, uma prorrogação de 5 minutos deve ser jogada após 3 minutos de intervalo. As equipes devem defender os mesmos gols conforme no terceiro período. O jogo terminará quando expirados os 5 minutos ou quando um gol é marcado. A equipe que marcou o gol será declarada vencedora. Se nenhuma equipe marca gols, passa-se ao procedimento dos Tiros Vencedores. Se em um jogo de play-off, quartas-de-finais, semifinal ou disputa de medalha de bronze termina empatado após o tempo regulamentar, então uma prorrogação de 10 minutos deve ser jogada seguindo um intervalo de apenas 3 minutos. As equipes irão defender as mesmas traves, como no terceiro período. O jogo terminará quando se expirarem os 10 minutos ou quando um gol for marcado, caso em que a equipe marcadora será declarada vencedora. Se nenhum gol for marcado na prorrogação, o procedimento de Tiros vencedores será adotado. Se um jogo de disputa pela medalha de ouro terminar empatado após o tempo regulamentar, então uma prorrogação de 20 minutos será jogada imediatamente seguindo um intervalo de 15 minutos, durante o qual o gelo do rinque é preparado. As equipes irão trocar de lado para a prorrogação. O puck será colocado ao centro. O jogo terminará quando os 20 minutos se encerrarem ou quando um gol for marcado, sendo a equipe marcadora declarada vencedora. Se nenhum gol é marcado no período, ocorre o Procedimento do jogo de Tiros vencedores.
Todas as prorrogações de qualquer jogo de Federação Internacional deve ser jogado com cada equipe tendo 4 jogadores de linha e um goleiro. Na prorrogação se uma equipe é penalizada com suspensão de dois jogadores, ela poderá continuar com um a menos, mas a outra poderá incluir um quinto jogador de linha. A penalização sofrida durante o jogo, com um jogador de fora, continua na prorrogação, com uma equipe iniciando com 4 e a outra com 3 jogadores.Se nenhum gol é marcado na prorrogação, o procedimento de jogo de tiros vencedores será adotado e iniciará com 3 jogadores diferentes de cada equipe, se alternando nos tiros, podendo participar qualquer jogador, desde que não tenha sido penalizado anteriormente e deva cumprir a punição. A ordem do time que inicia os tiros ocorre por sorteio, realizado pelo árbitro e os capitães das equipes. O vencedor escolhe se deseja começar atirando ou não. Os goleiros devem defender os mesmos gols que defenderam na prorrogação. Os goleiros podem ser mudados a cada tiro. Os jogadores de ambas as equipes atiram alternadamente, até que um gol decisivo seja marcado. Os demais tiros são suspensos. Se continuar empatado após os 3 primeiros tiros de cada equipe, continuará com apenas o tiro realizado por um único jogador, que poderá continuar atirando até sair um vencedor. Somente o gol decisivo irá contar no placar final do jogo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário