segunda-feira, 18 de novembro de 2013

ESQUI LIVRE - F - ESQUI CROSS


A prova de Esqui Cross é um tipo de competição de Esqui em que as competidores largam juntas e competem entre si num percurso com rampas e descidas íngremes, vencendo aquela que chegar em primeiro lugar. É uma competição em que os tempos das competidoras é medido, mas é considerado parte do Esqui Livre porque incorpora terrenos apropriados tradicionalmente para as disputas de estilo livre.
A estrutura da corrida se desenvolve numa tomada de tempo ou rodada de qualificação, em que cada competidora desce o percurso que inclui terrenos naturais e artificiais que dispõem de saltos, giros ou bancos. Após uma tomada de tempo, as 32 esquiadoras mais rápidas competem numa série eliminatória com 4 competidoras cada uma. Um grupo de 4 esquiadoras começam ao mesmo tempo e tentam atingir o fim do percurso. As primeiras duas que cruzam a linha de chegada avançam para a próxima rodada. As rodadas semifinais e finais determinam da primeira a quarta colocada e da quinta ao oitavo, respectivamente. As competidoras não podem puxar ou empurrar suas adversárias durante as corridas de eliminação. Qualquer contato intencional com outras competidoras resulta em eliminação ou exclusão da próxima corrida. A prova ingressou no programa olímpico em 2010, nos Jogos Olímpicos de Vancouver, Canadá. Como a prova só foi realizada uma única vez no programa olímpico, apenas 3 países figuram no quadro de medalhas da prova feminina, com o Canadá liderando com uma medalha de ouro, seguida pela Noruega, uma de prata, e pela França, uma de bronze.

Países medalhistas

ANO
OURO
PRATA
BRONZE
2010            
CAN
NOR
FRA

Quadro de medalhas

PAÍS
TOTAL
OURO
PRATA
BRONZE
NJO
Canadá
1
1
-
-
1
Noruega
1
-
1
-
1
França
1
-
-
1
1
TOTAL
3
1
1
1
1

Atletas medalhistas

Ano
Ouro
Prata
Bronze
2010 - Vancouver, CAN
 CAN Ashleigh McIvor
 NOR Hedda Berntsen
 FRA Marion Josserand

A prova é novíssima dentro do programa olímpico, tendo sido realizada uma única vez. Dessa forma apenas 3 medalhas foram distribuídas, sendo que o melhor desempenho fica com a canadense Ashleigh McIvor, campeã olímpica e, portanto, ganhadora da medalha olímpica de ouro em 2010. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário