terça-feira, 16 de abril de 2013

CURLING - HISTÓRICO E GENERALIDADES



O Curling é um esporte coletivo de inverno, praticado numa pista retangular de gelo, cujo o objetivo da equipe é lançar pedras de granito que devem deslizar e chegar o mais próximo possível de um alvo, sendo que o lançador conta com a ajuda de varredores para atingir seu objetivo. Cada equipe é formada por 4 competidores, que se revezam nas funções. O nome "curling" surgiu do verbo "to curl", que significa "girar", já que as pedras são levemente giradas no momento do lançamento, podendo descrever uma parábola em sua trajetória. O Curling ingressou nos Jogos Olímpicos de Inverno já em 1924, em Chamonix, em Paris, mas o torneio só foi considerado oficial a partir de 2006. Porém, após ser disputado como esporte de exibição, adquiriu o status de esporte olímpico oficial a partir dos Jogos de 1998, disputados em Nagano, Japão. A decisão foi tomada pelo Comitê Olímpico Internacional em 1992.  


As partidas são divididas em ends e em cada um cada competidor realiza o lançamento de duas pedras, totalizando 8 por equipe em por end. Enquanto um competidor realiza o lançamento, os demais podem varrer o gelo com vassouras especiais, com o objetivo de diminuir o atrito entre a pedra e a pista, conforme a conveniência, para que a pedra pare o mais perto possível do alvo, uma marca circular colocada na extremidade da pista. Ao todo, numa partida, poderão ser disputados 10 ends, mas o jogo pode terminar antes desde que uma equipe atinja uma pontuação que não possa ser igualada pela outra equipe. Em cada end somente uma das equipes poderá pontuar, desde que coloque uma ou mais pedras o mais próximo do centro do que as pedras lançadas pela outra equipe.


O Curling não possui uma origem exata, mas há referência escrita afirmando sua existência, na Escócia, já em 1540. No mesmo país foram encontradas, em Dunblane, pedras datadas de 1.511 e 1.551. As primeiras regras de Curling também surgiram na Escócia e foram formalmente adotadas por um de seus clubes, o "Grand Caledonian Curling Club", formado em 1838, em Edimburgo, e que se tornou o órgão gestor do esporte. Por influência da Rainha Vitória, fascinada pelo jogo, o clube mudou seu nome para "Royal Caledonian Curling Club". Emigrantes escoceses disseminaram o esporte pelo mundo durante o Século XIX. O esporte tornou-se bastante praticado no Canadá, nos EUA, na Suécia, na Suíça e na Noruega. Embora tenham sido disputados torneios ainda no Século XIX, o primeiro torneio considerado oficial foi o dos Jogos Olímpicos de 1924, em Chamonix, França. Porém, o Comitê Olímpico Internacional somente o reconheceu como evento que distribuiu medalha em 2006, após uma pesquisa realizada pelo jornal escocês "The Herald". 


O primeiro campeonato mundial de Curling ocorreu em 1959, disputado apenas pelas equipes da Escócia e do Canadá. Em 1966, o Royal Caledonian Curling Club fundou a Federação Internacional de Curling. Em 1991, houve nova mudança de nome da Federação, dessa vez para Federação Mundial de Curling. Em 1994, a Federação passou a ter escritório próprio, desvinculando-se do Royal Caledonian Club.
As principais regras do Curling dizem respeito à pista, às pedras, à composição das equipes, ao lançamento, à zona de guarda livre, à varrição e ao equipamento.
A pista de Curling é feita de gelo e possui 45,72m de comprimento (150 pés) e 5m de largura máxima (16 pés e 5 polegadas). Próximas à cada extremidade da pista há três linhas paralelas a ela, sendo chamadas de "tee line", localizada no centro do alvo, chamado de casa, distante 17.375m (57 pés) do centro da pista, "back line", localizada a 1,829m (6 pés) da "tee line", no sentido da extremidade da pista, e a "hog line", distante 6,401m (21 pés) da "tee line", na direção do centro da pista. Perpendicular às extremidades há uma linha central ao longo da pista e uma linha onde é colocado o bloco de apoio. A casa é formada por 4 círculos concêntricos, que formam o alvo, sendo seus raios respectivamente de 1,829m (6 pés), 1,219m (4 pés), 0,610m (2 pés) e 15,24 cm (6 polegadas). A temperatura do gelo é mantida em torno de -4,5°C.


As pedras utilizadas possuem formato circular, com circunferência máxima de 91.44 cm (36 polegadas), altura máxima de 11,43 cm (4,5 polegadas) e peso variado de 17,24 kg (38 libras) e 19,96 kg (44 libras), incluindo a alça. Cada equipe joga com 8 pedras de mesma cor identificadas individualmente. Há varias regras regulando incidentes com as pedras, como quebra ou toque irregular por uma das equipes.

 

Cada equipe é formada por 4 jogadores, sendo que cada um lança duas pedras por end, alternando com a equipe adversária. As equipes devem informar, antes da partida, a ordem dos lançadores. As regras dispõem sobre os casos de algum competidor não puder lançar por contusão ou outra causa, havendo possibilidade de competir com 3 jogadores ou colocar um jogador reserva. Durante o lançamento, o capitão ou o vice-capitão, ficam dentro da casa e os outros dois componentes cuidam da varrição. Se o capitão realiza o lançamento, o vice-capitão fica na casa.
Durante os lançamentos, os competidores devem utilizar os blocos corretos, o destro o da esquerda e o canhoto o da direita. A pedra deve sair da mão do lançador antes de ultrapassar a "hog line" próxima dele e a mesma possui dispositivos que indicam a infração ou não, com luz vermelha, no primeiro caso, e verde no segundo. O capitão indica com sua vassoura a posição em que a pedra deve parar. Geralmente há três tipos de lançamento: guardas (pedras posicionadas entre a "hog line" e a casa, com o objetivo de esconder outras pedras, dificultando sua retirada); "draws" (pedras lentas e de maior precisão, lançadas para se posicionarem num lugar exato) e "takeouts" (pedras rápidas lançadas com o objetivo de retirar a pedra adversária).


A Zona de Guarda Livre é o nome que recebe a área compreendida entre a "hog line" e a "tee line" (excluindo a área da casa). Antes do lançamento da quinta pedra de um end, as pedras nesta zona não podem ser retiradas do jogo, mas podem ser movidas. Esta regra foi introduzida em 1991, na cidade de Moncton e recebe este nome. Seu objetivo é evitar a previsibilidade de cada end pois uma equipe poderia retirar todas as pedras da outra e vencer o end com o último lançamento. Assim, sempre que uma equipe estivesse na posição de último lançamento, poderia ir tirando as pedras da outra e garantir a vitória com uma última pedra.
A varrição no Curling tem por objetivo aumentar a temperatura do gelo até o ponto de fusão, fazendo com que o coeficiente de atrito entre a pedra e a superfície, que ficou líquida, diminua e aquela perca velocidade mais lentamente, indo mais longe do que iria se simplesmente deslizasse pelo gelo. Serve também para influenciar a parábola feita pela pedra. A ação deve ser feita lateralmente, paralelo às "hog lines". Uma pedra parada só pode sofrer efeito de varrição após entrar em movimento, depois de ser atingida por outra pedra lançada. Não há limites de varredores para as pedras antes da "tee line". Após esta, porém, só pode haver a ação de um varredor. Qualquer membro da equipe que fez o lançamento pode varrer a pedra adversária, somente sozinho e apenas quando ultrapassar a "tee line". Da outra equipe, que não fez o lançamento, apenas o capitão ou o vice-capitão podem varrer uma pedra adversária.


Os principais equipamentos de um jogador de curling são a vassoura e o sapato. As vassouras podem ser feitas de vários materiais (cabo de madeira ou fibra de carbono e extremidades com pelo de cavalo, porco ou material sintético). As conexões entre o cabo e a extremidade podem apresentar 3 tipos: fixa paralela, fixa com ângulo e móvel. Os sapatos são comuns e devem evitar escorregões mas também facilitar o deslizamento dos competidores, principalmente no momento da varrição. Os competidores também fazem uso de luvas e cronômetros.


Cada equipe possui 73 minutos para jogar os 10 ends e se este número de ends não forem suficientes, um end extra de 10 minutos poderá ser jogado. Várias regras disciplinam a contagem do tempo no Curling. As partidas podem variar de 8 ou 10 ends.  
A definição da ordem de início da partida pode ser realizada por sorteio ou pelo lançamento de uma pedra.
O resultado de uma partida é decidido pelo total de pontos de cada equipe ao final dos ends programados, quando um time desiste e concede a vitória ao outro ou quando uma equipe é matematicamente eliminada. Se houver empate no final dos ends programados, ends extras são jogados até que uma equipe pontue. Uma equipe faz um ponto para cada pedra localizada mais próxima ao tee que qualquer uma das pedras adversárias. A aferição da posição das pedras geralmente é feita a olhos nus, mas também se utiliza um instrumento de medição. Se não há como se definir se qual pedra está mais próxima, ambas são desconsideradas.
As palavras mais utilizadas no Curling são "freeze" (uma pedra pára congelada próxima a outra, sem movê-la), "hurry" (comando para se varrer mais forte), martelo (privilégio de jogar a última pedra do end), pedra queimada (tocada por um jogador ou seu equipamento), "raise takeout" (pedra lançada bate em outra e esta, ao entrar em movimento, retira uma pedra adversária), "takeout duplo" (retirada simultânea de duas pedras adversárias). Podem haver takeouts triplos, quádruplos etc. "Bonspiel" (torneio ou competição de curling).        




Nenhum comentário:

Postar um comentário