O Curling é um esporte coletivo de inverno, praticado numa pista retangular de
gelo, cujo o objetivo da equipe é lançar pedras de granito que devem deslizar e
chegar o mais próximo possível de um alvo, sendo que o lançador conta com a
ajuda de varredores para atingir seu objetivo. Cada equipe é formada por 4
competidores, que se revezam nas funções. O nome "curling" surgiu do
verbo "to curl", que significa "girar", já que as pedras
são levemente giradas no momento do lançamento, podendo descrever uma parábola
em sua trajetória. O Curling ingressou nos Jogos Olímpicos de Inverno já em
1924, em Chamonix, em Paris, mas o torneio só foi considerado oficial a partir
de 2006. Porém, após ser disputado como esporte de exibição, adquiriu o status de esporte olímpico oficial a partir dos Jogos de 1998, disputados em Nagano,
Japão. A decisão foi tomada pelo Comitê Olímpico Internacional em 1992.
As
partidas são divididas em ends e em cada um cada competidor realiza o
lançamento de duas pedras, totalizando 8 por equipe em por end. Enquanto um
competidor realiza o lançamento, os demais podem varrer o gelo com vassouras
especiais, com o objetivo de diminuir o atrito entre a pedra e a pista,
conforme a conveniência, para que a pedra pare o mais perto possível do alvo,
uma marca circular colocada na extremidade da pista. Ao todo, numa partida,
poderão ser disputados 10 ends, mas o jogo pode terminar antes desde que uma
equipe atinja uma pontuação que não possa ser igualada pela outra equipe. Em
cada end somente uma das equipes poderá pontuar, desde que coloque uma ou mais
pedras o mais próximo do centro do que as pedras lançadas pela outra equipe.
O
Curling não possui uma origem exata, mas há referência escrita afirmando sua
existência, na Escócia, já em 1540. No mesmo país foram encontradas, em
Dunblane, pedras datadas de 1.511 e 1.551. As primeiras regras de Curling
também surgiram na Escócia e foram formalmente adotadas por um de seus clubes,
o "Grand Caledonian Curling Club", formado em 1838, em Edimburgo, e
que se tornou o órgão gestor do esporte. Por influência da Rainha Vitória,
fascinada pelo jogo, o clube mudou seu nome para "Royal Caledonian Curling
Club". Emigrantes escoceses disseminaram o esporte pelo mundo durante o
Século XIX. O esporte tornou-se bastante praticado no Canadá, nos EUA, na
Suécia, na Suíça e na Noruega. Embora tenham sido disputados torneios ainda no
Século XIX, o primeiro torneio considerado oficial foi o dos Jogos Olímpicos de
1924, em Chamonix, França. Porém, o Comitê Olímpico Internacional somente o
reconheceu como evento que distribuiu medalha em 2006, após uma pesquisa realizada
pelo jornal escocês "The Herald".
O primeiro campeonato mundial de
Curling ocorreu em 1959, disputado apenas pelas equipes da Escócia e do Canadá.
Em 1966, o Royal Caledonian Curling Club fundou a Federação Internacional de
Curling. Em 1991, houve nova mudança de nome da Federação, dessa vez para
Federação Mundial de Curling. Em 1994, a Federação passou a ter escritório
próprio, desvinculando-se do Royal Caledonian Club.
As
principais regras do Curling dizem respeito à pista, às pedras, à composição
das equipes, ao lançamento, à zona de guarda livre, à varrição e ao
equipamento.
A
pista de Curling é feita de gelo e possui 45,72m de comprimento (150 pés) e 5m
de largura máxima (16 pés e 5 polegadas). Próximas à cada extremidade da pista
há três linhas paralelas a ela, sendo chamadas de "tee line",
localizada no centro do alvo, chamado de casa, distante 17.375m (57 pés) do
centro da pista, "back line", localizada a 1,829m (6 pés) da "tee
line", no sentido da extremidade da pista, e a "hog line", distante
6,401m (21 pés) da "tee line", na direção do centro da pista. Perpendicular às
extremidades há uma linha central ao longo da pista e uma linha onde é colocado
o bloco de apoio. A casa é formada por 4 círculos concêntricos, que formam o
alvo, sendo seus raios respectivamente de 1,829m (6 pés), 1,219m (4 pés),
0,610m (2 pés) e 15,24 cm (6 polegadas). A temperatura do gelo é mantida em
torno de -4,5°C.
As
pedras utilizadas possuem formato circular, com circunferência máxima de 91.44
cm (36 polegadas), altura máxima de 11,43 cm (4,5 polegadas) e peso variado de 17,24
kg (38 libras) e 19,96 kg (44 libras), incluindo a alça. Cada equipe joga com 8
pedras de mesma cor identificadas individualmente. Há varias regras regulando
incidentes com as pedras, como quebra ou toque irregular por uma das equipes.
Cada
equipe é formada por 4 jogadores, sendo que cada um lança duas pedras por end,
alternando com a equipe adversária. As equipes devem informar, antes da
partida, a ordem dos lançadores. As regras dispõem sobre os casos de algum
competidor não puder lançar por contusão ou outra causa, havendo possibilidade
de competir com 3 jogadores ou colocar um jogador reserva. Durante o
lançamento, o capitão ou o vice-capitão, ficam dentro da casa e os outros dois
componentes cuidam da varrição. Se o capitão realiza o lançamento, o
vice-capitão fica na casa.
Durante
os lançamentos, os competidores devem utilizar os blocos corretos, o destro o
da esquerda e o canhoto o da direita. A pedra deve sair da mão do lançador
antes de ultrapassar a "hog line" próxima dele e a mesma possui dispositivos que
indicam a infração ou não, com luz vermelha, no primeiro caso, e verde no
segundo. O capitão indica com sua vassoura a posição em que a pedra deve parar.
Geralmente há três tipos de lançamento: guardas (pedras posicionadas entre a "hog line" e a casa, com o objetivo de esconder outras pedras, dificultando sua
retirada); "draws" (pedras lentas e de maior precisão, lançadas para se posicionarem
num lugar exato) e "takeouts" (pedras rápidas lançadas com o objetivo de retirar
a pedra adversária).
A
Zona de Guarda Livre é o nome que recebe a área compreendida entre a "hog line" e
a "tee line" (excluindo a área da casa). Antes do lançamento da quinta pedra de
um end, as pedras nesta zona não podem ser retiradas do jogo, mas podem ser
movidas. Esta regra foi introduzida em 1991, na cidade de Moncton e recebe este
nome. Seu objetivo é evitar a previsibilidade de cada end pois uma equipe
poderia retirar todas as pedras da outra e vencer o end com o último
lançamento. Assim, sempre que uma equipe estivesse na posição de último
lançamento, poderia ir tirando as pedras da outra e garantir a vitória com uma
última pedra.
A
varrição no Curling tem por objetivo aumentar a temperatura do gelo até o ponto
de fusão, fazendo com que o coeficiente de atrito entre a pedra e a superfície,
que ficou líquida, diminua e aquela perca velocidade mais lentamente, indo mais
longe do que iria se simplesmente deslizasse pelo gelo. Serve também para
influenciar a parábola feita pela pedra. A ação deve ser feita lateralmente,
paralelo às "hog lines". Uma pedra parada só pode sofrer efeito de varrição após
entrar em movimento, depois de ser atingida por outra pedra lançada. Não há
limites de varredores para as pedras antes da "tee line". Após esta, porém, só
pode haver a ação de um varredor. Qualquer membro da equipe que fez o
lançamento pode varrer a pedra adversária, somente sozinho e apenas quando
ultrapassar a "tee line". Da outra equipe, que não fez o lançamento, apenas o
capitão ou o vice-capitão podem varrer uma pedra adversária.
Os
principais equipamentos de um jogador de curling são a vassoura e o sapato. As
vassouras podem ser feitas de vários materiais (cabo de madeira ou fibra de
carbono e extremidades com pelo de cavalo, porco ou material sintético). As
conexões entre o cabo e a extremidade podem apresentar 3 tipos: fixa paralela,
fixa com ângulo e móvel. Os sapatos são comuns e devem evitar escorregões mas
também facilitar o deslizamento dos competidores, principalmente no momento da
varrição. Os competidores também fazem uso de luvas e cronômetros.
Cada
equipe possui 73 minutos para jogar os 10 ends e se este número de ends não
forem suficientes, um end extra de 10 minutos poderá ser jogado. Várias regras
disciplinam a contagem do tempo no Curling. As partidas podem variar de 8 ou 10
ends.
A
definição da ordem de início da partida pode ser realizada por sorteio ou pelo
lançamento de uma pedra.
O resultado de uma partida é decidido pelo total de pontos de cada equipe ao
final dos ends programados, quando um time desiste e concede a vitória ao outro
ou quando uma equipe é matematicamente eliminada. Se houver empate no final dos
ends programados, ends extras são jogados até que uma equipe pontue. Uma equipe
faz um ponto para cada pedra localizada mais próxima ao tee que qualquer uma
das pedras adversárias. A aferição da posição das pedras geralmente é feita a
olhos nus, mas também se utiliza um instrumento de medição. Se não há como se
definir se qual pedra está mais próxima, ambas são desconsideradas.
As
palavras mais utilizadas no Curling são "freeze" (uma pedra pára congelada
próxima a outra, sem movê-la), "hurry" (comando para se varrer mais forte),
martelo (privilégio de jogar a última pedra do end), pedra queimada (tocada por
um jogador ou seu equipamento), "raise takeout" (pedra lançada bate em outra e
esta, ao entrar em movimento, retira uma pedra adversária), "takeout duplo" (retirada simultânea de duas pedras adversárias). Podem haver takeouts triplos,
quádruplos etc. "Bonspiel" (torneio ou competição de curling).
Nenhum comentário:
Postar um comentário